Artigos

Shenmue III – Eis que a fênix renasce das cinzas


Olá, caros leitores! Hoje estou aqui para falar de um jogo que está causando furor devido ao nome: Shenmue III. Sim, a continuação da franquia iniciada no Dreamcast, nos primórdios da geração dominada pelo Xbox, Game Cube e Playstation 2. Um dos primeiros jogos com elementos de ação, Quick Time Events e pitadas de RPG que desenvolveu todo um mundo aberto para dar vida à busca de Ryo Hazuki.

Inicialmente projetado e publicado pela SEGA, Shenmue trouxe diversos elementos inovadores, como troca de perspectiva à vontade do jogador; momentos de luta nos ambientes onde já se está, sem mudança de cenário; modo de simulação de corrida; possibilidade de jogar clássicos da sua empresa dentro do ambiente virtual do game; e diversas opções de escolha na rota até o fim do game, possibilitando novas cenas, aumentando o fator replay. Confira o gameplay, uma desossada da história do primeiro jogo e as curiosidades do primeiro jogo da franquia.

Nessa franquia o relógio anda de bem com o mundo. As horas passam muito rápido.

Sua continuação foi lançada para o console da própria desenvolvedora e, posteriormente, para o Xbox, que conseguiu adquirir exclusividade de lançamento na América do Norte. Como as vendas não foram boas, a franquia ficou na geladeira por um bom tempo.

Ao fim do primeiro semestre de 2015, foi anunciado Shenmue III seguido por uma campanha no Kickstarter, para coletar fundos e dar vida ao projeto. Esta arrecadou pouco mais de 6 milhões de Obamas, quase o triplo do pedido inicial, valor mais que suficiente, segundo as metas. Cabe aqui uma menção aos brindes para quem doasse determinadas quantias, como ocorreu nas do Mighty Nº 9 e Bloodstained, que incluía um jantar com o diretor do game.

Yu Suzuki. Este é mais lendário que Mewtwo.

Vale ressaltar que este lançamento será feito pela empresa Ys NET, cujo fundador é o ex-diretor da SEGA e produtor de diversos jogos da mesma, incluindo a franquia do game em questão, Yu Suzuki.

Shenmue com certeza é uma excelente franquia, talvez injustiçada por falta de capacidade de alguns envolvidos mas sua terceira continuação tem tudo para dar certo, não acham? Ou é exagero por parte deste que vos fala? Comentem e deixem suas opiniões.