Artigos

Minha carreira desenvolvendo Games… Comece simples, persista e não desista!


Estou nessa área de desenvolvimento de jogos a mais de 10 anos e por isso escrevo artigos sobre esse tema. Entrei para o time do Marketing & Games no segundo semestre de 2016 mas minha carreira começou mais ou menos em 2004. Eu tinha aulas de programação na faculdade e então percebi que já tinha ‘know-how‘ suficiente para fazer minha versão do jogo da cobrinha. Era um jogo que rodava na ‘tela do prompt’. Ms-Dos.

snakeNessa época ocorria uma revolução nos browsers (navegadores) eles começaram a ter abas… O Mozilla Firefox disputando mercado com o Internet Explorer, nem existia o Chrome ainda. Eu resolvi fazer minha versão do jogo da cobrinha para jogar pelo browser, em javascript, o jogo em uma página.

Em seguida fiz minha versão do jogo tetris e minha versão do jogo campo minado. Alguns anos depois comecei a fazer um jogo de corrida que ficou na gaveta por vários anos, nessa mesma época também comecei com java. Fiz uma versão do jogo da cobrinha com duas ‘snakes’ (uma controlada por inteligência artificial) e também elaborei uma versão do cubo mágico para windows.

Em seguida mexi um pouco com delphi e fiz novamente o jogo da cobrinha, e fiz uma versão para o jogo Pong (Bola Elástica). Depois comecei a lidar com o elemento canvas (HTML5) e fiz uma versão de uma animação interativa de um cubo em rotação.

A partir de 2013 comecei a fazer jogos para android, porém a maioria dos jogos que faço são simples. Tenho basicamente apenas um jogo que considero complexo. Até me sentir confiante para publicar um jogo em um outro nível levou muito tempo.

Tenho mais de 12 jogos publicado pela web e para chegar a essa quantidade eu fiz e descartei muitos outros, fui fazendo e refazendo e re-testando e publicando. O próprio processo de fazer um simples jogo ficou mais claro para mim.

O procedimento possui duas etapas que são escrever código e testar. Dois passos repetidos muitas e muitas vezes.

Eu escrevi outros artigos por aqui insistindo em desenvolver a partir da programação porque é assim que funciona para mim e espero que outras pessoas conheçam essa maneira de fazer jogos.