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Country Manager da Gameloft Brasil aponta principais tendências para o mercado brasileiro de Mobile Games


Principal executivo da Gameloft do Brasil, Felipe Sartori falou conosco sobre os principais desafios da produtora líder no mercado de jogos digitais, responsável por toda a operação brasileira da multinacional há mais de 5 anos, Felipe conta que ainda continua desbravando e descobrindo o mercado mobile no Brasil. Confira nosso bate papo na integra:

MKT & Games: Quais são os maiores desafios do mercado de games brasileiro?

Felipe Sartori: Aqui na Gameloft, vemos desafios como oportunidades. Estamos presentes no Brasil desde 2007 e sabemos que temos muitas oportunidades no país que está evoluindo em diversos aspectos.

Comprar um celular básico em 2016 pode parecer estranho para muita gente, mas ainda há mercado para isso no Brasil. Segundo os números da IDC, o segmento vem se mantendo estável, com cerca de um milhão de aparelhos vendidos em cada um dos últimos trimestres.

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Felipe Sartori, Country Manager da Gameloft

Apenas 40% da população brasileira possui smartphone, portanto, o mercado ainda está em crescimento. Os smartphones de entrada (mais baratos) estão mudando este cenário, contudo o consumidor mobile ainda está em fase de aprendizado. Ainda existem esforços de comunicação por parte das stores que ensinam como funciona o download de aplicativos e a Gameloft também é bem didática e atenciosa em todos os pontos de contato com o consumidor.

Além da internet requerida para o download dos jogos, o usuário da Gameloft precisa estar conectado para ter uma experiência completa em nossos games e a conexão à internet dos brasileiros não é das melhores. A qualidade do 2G e 3G, que correspondem aproximadamente a 75% dos usuários no Brasil, é 30% pior do que média mundial. Apesar de um excelente desempenho das redes 4G, a cobertura ainda é limitada. A internet 3G de alguns países como Japão, Coréia do Sul e Suíça é melhor que a internet wi-fi de muitos brasileiros. Apesar de a conexão brasileira deixar muito a desejar, vai avançando a passos de formiguinha.

O cartão de crédito é uma das principais modalidades de pagamento usadas pelos consumidores em todo o mundo e, no Brasil, a penetração do cartão de crédito ainda é muito baixa (40%), apenas ¼ da população brasileira (50 milhões) usa cartão de crédito como forma de pagamento. Enquanto o mercado amadurece neste ponto, temos iniciativas como o gift card do Google Play.

O último desafio e talvez o maior, é a pirataria no país. O Brasil é vice-campeão mundial de pirataria, tanto na quantidade de IPs únicos que fazem downloads irregulares quanto no total de arquivos baixados, perdendo apenas para os Estados Unidos. A aceitação cultural é tão grande que não existe quase nenhum tipo de fiscalização ou punição para reprodução e distribuição deste tipo de conteúdo. A luta contra esta prática é constante e não pode esfriar.

M&G: Quais são as estratégias utilizadas pela Gameloft BR para a aquisição de novos jogadores? Existe algum público alvo específico?

F.S.: A Gameloft possui 21 estúdios de desenvolvimento em todo mundo, cada um dos estúdios desenvolve jogos com características específicas. Por exemplo, os jogos MMORPG, como Order & Chaos 2: Redemption, são especialidade dos estúdios da Ásia, já os jogos de corrida, como o Asphalt 8, são desenvolvidos no estúdio de Barcelona. Com aproximadamente 20 lançamentos por ano a Gameloft atinge muitos públicos diferentes: homens, mulheres, mães, geração Y&Z, fãs de esporte e crianças.

Gameloft_Logo_21A aquisição de usuários é feita de uma maneira 360º: redes sociais, ações digitais, ações nas stores divulgando conteúdos exclusivos e algumas ações offline.

A estratégia de aquisição de novos jogadores varia de acordo com o título em questão, por exemplo, para o lançamento de Asphalt Nitro, fizemos uma parceria com um influenciador que adora jogos de corrida, o Damiani. Já para a divulgação de Dragon Mania: A Lenda, fechamos uma parceria com o Luba, que curte jogos mais midcore e adora dragões e outras criaturas do mundo geek.

Os estúdios de desenvolvimento nos fornecem trailes, teasers, dev diaries super bem produzidos, excelentes para a divulgação nas nossas redes sociais.

Também fazemos um trabalho junto à imprensa especializada em games. Recentemente pedimos para os produtores de Asphalt Nitro um vídeo especial exclusivo para o Brasil, respondendo as perguntas dos fãs e da imprensa.

M&G: Como a Gameloft realiza a divulgação dos seus games? Canais de divulgação? 

F.S.: Além de algumas ações pontuais com influenciadores digitais, toda a comunicação da Gameloft é feita nas redes sociais. O nosso principal ponto de contato com o público é o Facebook e é lá que os fãs da Gameloft ficam sabendo de todas as novidades, lançamentos, updates e etc. Além disso, é no Facebook que funciona nosso SAC 2.0, respondemos todas as perguntas dos usuários e mantemos um relacionamento bem próximo!

M&G: Quais as expectativas da Gameloft (matriz) em relação ao mercado brasileiro de Games? E quanto ao desempenho da Gameloft Br

F.S.: A Gameloft (matriz) sempre acreditou muito no potencial do mercado brasileiro. Tanto que o escritório do Brasil foi inaugurado em 2007, ano de lançamento do primeiro iPhone e quando o mercado local ainda era embrionário.

1Existe uma preocupação em localizar todos os jogos e conteúdos para o mercado brasileiro. Um dos maiores esforços de marketing é atender às altas expectativas dos gamers do país. Temos negociado com os times de produção da Gameloft conteúdos in-game exclusivos para os brasileiros, como é possível ver nos exemplos abaixo:

2Nossa presença é tão forte no Brasil que existem alguns parceiros que acham que a Gameloft é uma empresa nacional 🙂

A América Latina como um todo representa 15% do faturamento da empresa e o Brasil tem uma grande representatividade nesta porcentagem.

M&G:Existe algum processo de localização para o mercado brasileiro? Se sim quais são as principais e me hores práticas?

F.S.: Todos os jogos da Gameloft são localizados para o mercado brasileiro. As adaptações para o nosso Português são feitas por brasileiros que trabalham nos estúdios em que os jogos são desenvolvidos, o que é muito legal, pois a tradução é digna e bem feita. Aqui na Gameloft Brasil fazemos as localizações dos títulos dos jogos.

M&G: A Gameloft tem algum programa ou projeto junto a desenvolvedores indie? Se sim, e quanto ao mercado nacional?

F.S.: Não temos iniciativas deste tipo, porém, apoiamos o desenvolvimento do mercado de mobile games dando palestras e compartilhando o nosso know-how.

M&G: Quais são os formatos de jogos mais utilizados pela Gameloft em relação a monetização? Quais deles geram um melhor retorno para o mercado Brasileiro?

3F.S.: Conforme já mencionamos anteriormente, a Gameloft trabalha muito em cima do portfólio de games para atender diferentes tipos de segmentos. Ano passado lançamos diversos tipos de jogos: RPG, corrida, casual, tycoon, FPS e luta. Desta maneira, atingimos todos os tipos de público, fortalecendo a marca da Gameloft não só em um nicho, mas em uma grande parcela da população que joga mobile games.

É claro que jogos mais hardcore tem um índice de monetização maior por cada jogador e jogos casuais, como tem uma base muito maior de usuários, acabam tendo um índice menor, mas a audiência do jogo justifica este cenário.

Os jogos mais populares de 2015 foram O Meu Malvado Favorito: Minion Rush e Asphalt 8.

M&G: Quais são os planos para médio e longo prazo da Gameloft no Brasil?

F.S.: Segundo o App Annie, no Brasil, a Gameloft foi a maior desenvolvedora de games em termos de downloads em 2015, portanto a Gameloft continuará investindo fortemente em toda a localização dos jogos para o Brasil e a ideia é aumentar a quantidade de conteúdos e promoções exclusivos baseados nos interesses dos brasileiros.

As marcas estão começando a entender que atrás dos gamers existem consumidores dispostos a gastar, por isso, nós criamos uma agência de publicidade in-house que objetiva ajudar às marcas a se comunicarem com o público da Gameloft de maneira eficaz, inserindo os produtos dentro do mundo dos games. Oferecemos aos anunciantes um público qualificado e fiel, são mais de 173 milhões de jogadores ativos mensalmente e um inventário de mais de 10 bilhões de visualizações ao redor do mundo, ou seja, um nível exclusivo de visibilidade e de interatividade.

O foco da Gameloft continua sendo a experiência de jogo do público, porém é possível alinhar o grande potencial da nossa audiência com formatos de mídia diferenciados. Estamos usando o nosso know-how para criar formatos de publicidade cada vez mais interativos para entregar um conteúdo de qualidade aos jogadores.

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