Dicas para crescer e se destacar no mercado de streaming de games
O mercado de streaming de jogos é um dos mais promissores e emergentes produtos da internet dos últimos anos. Diversos nomes brasileiros e internacionais tem se despontado mostrando que para o sucesso online não há fronteiras, mas como se destacar? Existe uma fórmula por trás dos grandes sucessos desse vasto universo?
Se o seu objetivo é produzir conteúdo para a internet e mais especificamente, para plataformas de streaming de jogos, a primeira coisa que você precisa abandonar são as fórmulas e padrões. Não existe receita para o sucesso mas existem algumas características que diversos grandes streamers possuem. E segui-las certamente é estar no caminho certo.
A inovação é a chave em qualquer segmento – Procure destacar-se fazendo o que ainda não foi feito, isso pode ser um novo jogo, um formato original de livestream ou um segmento que outros streamers ainda não estão explorando. Não deixe de fazer o que gosta, mas o formato que isso será apresentado a internet é inteiramente uma responsabilidade sua e para se destacar – crie, recrie e divirta-se.
A propaganda ainda é a alma do negócio – Divulgue-se. Fale de si mesmo nas suas redes sociais, mas abandone o narcisismo: foque-se nos seus jogos, nas suas transmissões e no seu trabalho como streamer. Vale avisar os seguidores quando começar uma transmissão e convidar amigos para as suas livestreams. Encontre canais onde você possa divulgar seu trabalho sem incomodar a comunidade e participe desses canais apoiando também outros streamers como você.
Construa uma comunidade e ouça seus pedidos – Crescer no mercado de streaming de jogos não é fácil, não se engane com o sucesso de streamers maiores, é difícil chegar no topo, mas a boa notícia é que você não está sozinho nessa jornada. Certifique-se de colaborar com outros streamers fazendo transmissões em conjunto, indicando outros como você e a medida que ganhar seguidores, não deixe de conversar com eles e ponderar sobre suas sugestões e pedidos. Valorize quem esteve com você desde o começo e ajude a abrir espaço para quem está começando.
Brindes atraem o público, mas é preciso mais que isso para mantê-los fiéis ao seu canal – Vale à pena investir em sorteios para atrair novos seguidores e mais viewers para o seu canal, mas se engana quem acha que é isso que mantem as pessoas te assistindo. Descubra o que sua comunidade quer e não deixe de oferecer isso a ela. Seja humilde, agradeça, ouça e produza conteúdo de qualidade para que as pessoas voltem sempre ao seu canal.
A embalagem vale tanto quanto o produto – O visual do seu canal é muito importante, quase tão importante quanto o conteúdo que você oferece. Crie um layout bonito, que tenha a ver com o seu estilo de live e mantenha-o sempre atualizado, melhorando seu formato sempre que necessário.
Apareça e esteja disponível – Tenha redes sociais e as mantenha sempre atualizadas – e não vale utilizá-las somente para divulgar suas livestreams, lembre-se de produzir conteúdo diversificado que seja do interesse da sua audiência. Disponibilize um email de contato que seja fácil encontrar nos seus canais – caso as empresas desejem falar com você, é preciso ter pelo menos um email no qual elas possam te acionar.
E por fim: seja você mesmo ou crie um personagem que nada tem a ver com você. Use maquiagem pesada, fantasias, máscaras ou faça transmissões de pijama e cara lavada. Não importa, desde que fazer livestreams seja tanto um trabalho no qual você está focado, quanto uma diversão e um prazer que te rendem boas amizades e momentos inesquecíveis.