Aprenda como montar uma estratégia de Marketing para Games sem gastar dinheiro
Emmy Jonassen é uma profissional de marketing que possui mais de 10 anos de experiência em agências e com clientes. Há alguns anos, percebeu que vários desenvolvedores independentes eram muito talentosos, mas não obtinham sucesso.
Depois de estudar os desafios do marketing para desenvolvedores, hoje colabora com eles para ajudá-los a se tornarem bem sucedidos. Hoje em dia, sua filosofia é que os jogos indie bem sucedidos possuem um ótimo design e uma boa estratégia de marketing.
Este artigo é baseado em sua palestra na Konsoll 2013.
Ser um desenvolvedor indie com sucesso é muito difícil. São poucas horas de sono, muitas horas trabalhando e pouco dinheiro enquanto isso. Mas isso tudo está longe de ser a parte mais difícil. Estatísticas mostram que é muito difícil ser bem sucedido nesta área. Pesquisas mostram que 95% dos jogos indies não são rentáveis. Também mostram que 80% operam com perdas. São estatísticas bem ruins.
No mundo do iOS, os números melhoram um pouco, mas ainda é ruim: apenas 25% dos desenvolvedores indie de iOS fazem mais de $30.000 durante sua vida inteira. Não se assuste com estes números. Tenha calma porque nem tudo está perdido. A boa notícia é que o marketing aumenta muito as suas chances de sucesso.
Vamos ver o que dizem desenvolvedores indie que já passaram por este processo:
O marketing é um terço da sua chance para o sucesso.” Joost Van Dongen, Ronimo Games
… os desenvolvedores indie concentram muito esforço na produção e pouco no marketing: isso é uma das razões do porquê poucos jogos são um sucesso comercial”. Paul Taylor, Mode 7 Games
Infelizmente, não é mais o suficiente apenas criar um ótimo conteúdo. Para você se diferenciar na multidão, você precisa ter um plano de marketing estruturado.” Robert DellaFave, Divergent Games
A grande questão é: as estatísticas estão dizendo que é muito difícil ser um desenvolvedor indie de sucesso e todos os especialistas que já passaram pelo processo dizem que o marketing realmente aumenta as suas chances.
Como fazer marketing para games sem gastar muito dinheiro
Existem 3 passos para ter sucesso no marketing:
- Como criar materiais promocionais incríveis para Games;
- Como fazer com que falem sobre o seu jogo nos canais mais acessados de Games;
- Como construir uma comunidade de fãs com foco em games.
Acesse os links acima e descubra passo-a-passo como realizar estas estratégias!
Considerações Finais
Não existe uma quantidade certa de meses antes da publicação para você começar o marketing. A primeira coisa que você deve fazer é um planejamento do jogo para ver em quanto tempo ele estará pronto e todas as etapas que você vai precisar fazer.
O problema é que muitos desenvolvedores subestimam este tempo. Você precisa incluir também o tempo que pode levar a submissão do jogos e contratempos que podem aparecer, como a Apple Store recusar o jogo e você ter que realizar modificações para enviar novamente.
Para não começar muito cedo, tenha conteúdo escrito para conseguir alimentar seu blog por mais ou menos 6 meses até a publicação.
Além disso, ao lidar com escritores, você não pode impedir que eles expressem a opinião deles. Quando um jornalista faz um review falando mal do seu jogo, tente lidar da mesma forma que lida com os haters. Você pode falar em particular com ele, ser educado e que aprecia a opinião dele. Diga que está trabalhando em melhorias e numa próxima versão e gostaria de saber o que ele acha que pode ser melhorado, pois você pode considerar. Manter esse contato pode fazer que ele mude de idéia depois.
Se você possuir algum dinheiro para o marketing, você pode começar criando 3 dos materiais incríveis. Contrate um editor de vídeo para o trailer ou designer gráfico para as screenshots. Se ainda tiver dinheiro sobrando, pode considerar fazer campanhas de propaganda paga com o Google Adwords para trazer mais visitantes para o site.
Bom, é isso! Espero que você tenha gostado do artigo.
Hora de colocar tudo em prática!
Fonte: www.producaodejogos.com
Fonte: www.blog.gamedonia.com