4 Dicas para transformar seu App/Game em um negócio de verdade!
Mesmo desenvolvendo aplicativos por hobby, existem grandes chances de obter retorno sobre o tempo e energia que você investiu. Todo desenvolvedor se depara com diversos desafios e nada mais justo do que ser recompensado por vencê-los. Para maximizar esse retorno é preciso ter em mente que um negócio de verdade necessita de boas estratégias para rentabilizar o seu esforço criativo, seja ele qual for, portanto segue abaixo 4 dicas que vão te ajudar a construir um negócio de verdade:
Análise de Mercado: Um estudo completo sobre a indústria em que você deseja participar
Observe atentamente: se você espera desenvolver aplicativos de iOS para consumidores asiáticos, pesquise o mercado de apps iOS na Ásia! Parece óbvio, mas é essencial obter um bom entendimento de como o mercado está crescendo ou encolhendo, e quais tipos de aplicativos tem maior demanda dentro do seu mercado-alvo.
Análise Competitiva: Um profundo olhar sobre os seus concorrentes diretos
Se por exemplo você já decidiu desenvolver um app iOS de viagens para os mercados japonês e sul-coreano, sua análise de concorrência incluirá todos os outros apps direcionados a essa gama de clientes. Olhe o que esses aplicativos oferecem, como eles funcionam e como você pode melhorar o seu app para se diferenciar e oferecer um beneficio maior para seus usuários.
Analise Financeira: Divisão de lucros e perdas, incluindo o custo de desenvolvimento do seu app
Se você quer abrir um negócio rentável, precisa saber quanto dinheiro está entrando e saindo. A criação de um plano financeiro também vai ajudar a definir metas para o seu negócio.Muitas pessoas simplesmente optam por contratar um contador para esta parte do planejamento. Esta é certamente uma opção válida, e uma ótima lição para exercitar o pensamento empreendedor: incluir os custos dessa contratação e manutenção dos serviços desse profissional pelo período que for necessário.
Plano de Negócios: Uma combinação dos itens anteriores
Este é o documento que se apresenta aos investidores ou bancos aos quais você solicitará os recursos para expandir o seu negócio. O seu plano de negócios deve ser tão profundo e abrangente quanto possível nos seguintes aspectos: análise do mercado, análise competitiva, análise financeira, visão geral de todos os obstáculos legais (políticas de privacidade, leis, etc.), e branding (opcional)
Ao planejar cuidadosamente todos os itens acima, você vai economizar uma enorme quantidade de tempo e energia na busca de financiamentos para ampliar o seu negócio. E não se preocupe se ainda não tiver plena certeza de como começar! Existem milhares de modelos e tutoriais gratuitos para a criação de todos os planos acima. Mas lembre-se: quanto mais cedo você buscar essas informações, mais tempo terá para fazer o que realmente gosta!