Games x Aprendizado: Aprender pode ser divertido?
Depois de meio século de atraso, o ambiente escolar começa a recuperar o tempo perdido e acompanhar os avanços da tecnologia. Escolas e professores buscam novas abordagens para atender os chamados “nativos digitais”. De olho nesse fenômeno, uma startup composta por professores e cientistas, a Cross Reality, desenvolveu uma plataforma que colabora para a aproximação entre tecnologia e educação.
Encubada na Supera, em Ribeirão Preto (SP), a Cross Reality viu como desafio criar soluções que aplicassem, efetivamente, a tecnologia no processo educacional e criaram a plataforma Educacross. Todo o desenvolvimento partiu da análise cuidadosa das dificuldades vividas por professores e alunos no dia-a-dia escolar. Atualmente, a plataforma oferece jogos digitais na área de Matemática utilizando recursos contemporâneos e atrativos da gameficação.
Érica Stamato, psicopedagoga e cofundadora da Cross Reality
“A plataforma conta com mais de 200 jogosde Matemática que atendem ao Ensino Fundamental I, alunos do 1º ao 5º ano, e que cumprem o conteúdo curricular previstos nos documentos e avaliações oficiais. Para o segundo bimestre de 2015, a previsão é que outros 100 novos jogos matemáticos sejam disponibilizados”.
Processo de design pedagógico
Os alunos aprendem brincando em um ambiente virtual com cenários e desafios diversos. A aprendizagem torna-se lúdica e significativa.
Como modelo de trabalho a empresa investe no “design pedagógico”,as atividades são elaboradas considerando as competências e habilidades previstas nos documentos oficiais, a ludicidade fica por conta das trocas entre a equipe. A construção dos jogos acontece de forma colaborativa, contando com um grupo multidisciplinar, profissionais de diversas idades e áreas unem expertise, criatividade e paixão pelo tema. Outro fator fundamental para o sucesso do projeto é levar continuamente os jogos para serem testados por professores e alunos que fazem críticas, elogios e sugestões, colaborando com o aperfeiçoamento constante da plataforma.
Acompanhamento da evolução dos alunos
A plataforma oferece diversas ferramentas de gestão, como a possibilidade do professor customizar seus roteiros considerando a heterogeneidade e as necessidades de cada grupo. A seleção de atividades pode ser feita para alunos individualmente, em subgrupos ou para a turma toda, e a análise do desempenho das crianças também podem ser vista dessa forma. Os gestores escolarestem acesso a análise de desempenho dos alunos, atuando de forma mais pontual nos redirecionamentos das abordagens pedagógicas de sua equipe.
As ferramentas de mapeamento de desempenho tem chamado a atenção do meio cientifico e quatro parcerias com universidades estão em andamento, unindo diversos conceitos computacionais e educacionais, o mapeamento do desempenho pedagógico dos alunos surge como uma nova e promissora ferramenta de auxílio a educação, pois os dados podem ser avaliados em tempo real por todos os gestores e responsáveis, como diretores escolares, secretarias municipais, estaduais e federal, otimizando as intervenção politicas pedagógicas que sempre chegam com atraso.
Segundo Reginaldo Gotardo, Gestor de Negócios da Cross Reality e um dos idealizadores da Educacross, a proposta é transformar o mapeamento de desempenho num processo de acompanhamento contínuo e integrado. “Nosso principal objetivo ao desenvolvermos a plataforma foi oferecer ao professor um ambiente que possibilite, efetivamente, uma avaliação formativa”.
No ano de 2014, a plataforma passou por diversos testes em escolas. E inicia sua disponibilização no mercado para o início do ano letivo em 2015. O propósito da equipe é continuar o desenvolvimento de novos jogos, implantar em 2015 o Letramento em Língua Portuguesa, e dar andamento na construção de outras ferramentas que estão em fase de projeto.
Disponível online via browser, a Educacross também pode ser acessada offline em Linux, Windows, Android e, em breve, para Windows Phone e iOS, respondendo assim as mais diversas necessidades das escolas brasileiras.
Educacross – www.educacross.com.br
Cross Reality – www.crossreality.com.br