Mitos sobre “Gamification” e dicas práticas para melhorar o seu engajamento
No inglês gamification, a gamificação nos concede várias oportunidades para incrementarmos as participações e aumentarmos os engajamentos em situações que não são vistas apenas como diversão e lazer. Por meio de utilizações de elementos comuns nos jogos para estimular e incentivar o alcance de determinados objetivos tais como: Competições, Cooperações, Resolução de problemas, Pontuações e Premiações.
Várias pessoas confundem os processos e os resultados para se aplicar algum processo gamificado a uma determinada empresa/equipe. Abaixo apresento alguns mitos sobre a gamificação baseados na em pesquisa feita pela Technology Advice:
- O todo, o processo e o produto final é um jogo,;
- É exclusiva para públicos jovens;
- Exige um grande investimento de tempo e financeiro;
- Deve ser utilizada apenas em negócios relacionados ao lazer;
- É uma estratégia que só funciona por um período de tempo curto;
- Não tem grande fundamentação e baixo retorno motivacional.
Abaixo apresento algumas dicas práticas para engajar o seu público utilizando Gamification:
1- Pontuação e Medalhas:
Em uma empresa crie medalhas personalizadas de acordo com a identidade que a empresa possui ou o assunto utilizado e entregue para os participantes do processo na medida em que eles forem realizando suas tarefas.
2- Fazer do momento de workshop em um desafio interativo:
Pode se dividir a plateia em equipes de acordo com o posicionamento das cadeiras do ambiente e faça alguma interação entre os participantes ou algo que exija deles a colaboração e interação.
3- Utilizar as redes sociais com ações:
Uma boa dica de ação que pode ser feita na gamificação é o desenvolvimento de campanhas utilizando as hashtags (#). Faça com que a plateia compartilhe suas opiniões e dúvidas sobre o assunto abordado por meio das redes sociais definidas e responda a esses comentários e interações em tempo real.
4- Entrega de brindes e prêmios aos envolvidos:
Essa técnica também pode ser empregada como opção para atrair a atenção dos participantes. Existe a possibilidade de fazer um sorteio que premiará apenas alguns participantes da gamificação ou até presentear com brindes a todos os envolvidos. Uma ação muito usada como exemplo seria criar um pequeno desafio em torno da premiação, podendo se fazer algumas perguntas referentes ao assunto apresentado.
5- Ranking por desempenho
Finalizando podemos complementar o processo dentro de uma gamificação realizando uma espécie de ranking, documentando as pontuações alcançadas por cada um dos participantes e premiando aquelas que conseguiram um maior número de medalhas ou pontos.
Finalizo por aqui mais este artigo e espero que tenham gostado! Um abraço e até a próxima! 😉