Como o Streaming contribui indiretamente na divulgação de Games?
Para aqueles que ainda não estão totalmente crentes da qualidade da nova geração, o canal GamesHQMedia fez um vídeo com uma compilação dos jogos que irão ser lançados para o console da Microsoft, o Xbox One. De uma forma bem simples, mas satisfatória, o vídeo consegue empolgar a qualquer um que o assiste, visto que ele mostra a possibilidade da evolução dessa nova geração de consoles, principalmente aos que ainda possuem dúvidas sobre a capacidade deles.
Depois de todas as críticas, anúncios, lançamento, é hora de esperarmos pra ver o que essa geração irá nos trazer. A Microsoft e Sony tem transmitido muita atenção e cuidado com os problemas que estão ocorrendo, procurando resolver da melhor forma possível, o que é um grande indício do interesse em criar grande títulos e funcionalidades futuramente. É interessante perceber tal atuação das empresas dessa maneira, pois demonstram a preocupação com o consumidor que paga um preço alto para obtenção de um produto para seu entretenimento. Tal postura complementa todos os teasers, videos de lançamento e anúncios, pois sem uma relação satisfatória com os clientes que consomem a marca, de nada adiantariam todo o esforço de comunicação das empresas.
O vídeo citado acima é mais um exemplo dos conteúdos que são gerados hoje em dia sem um vínculo direto com a desenvolvedora, através de “Streaming” possibilitando com que um usuário reproduza mídia, como vídeos, que são sempre protegidos por direitos autorais, de modo que não viole nenhum desses direitos, tornando-se bastante parecido com o rádio ou a televisão aberta. Esta tecnologia é também muito usada em jogos online, em sites que armazenam arquivos, ou em qualquer serviço onde o carregamento de arquivos é bastante rápido. Muitas vezes as desenvolvedoras possuem seu canal oficial, mas se juntarmos todos os canais não oficiais, estes geram um conteúdo gigantesco, alavancando o material que as empresas de jogos oferecem indiretamente.
Por sua vez os desenvolvedores de Games cientes deste potencial de contribuição, divulgam constantemente “press releases” (comunicados para imprensa) sempre que pretendem promover alguma característica ou acontecimento da desenvolvedora, como uma inauguração, evento, promoção, prêmio conquistado, divulgação de um novo produto/serviço, etc… sempre com a intenção de estimular estes veículos indiretamente para potencializar o alcance de sua comunicação de maneira exponencial.
Em outras palavras, é preciso haver serviços e produtos satisfatórios para que seja divulgado da melhor forma possível, não só por aqueles que o produzem, mas por aqueles que também o consomem.